T

Así como en la actualidad es común ver cómo los talentos sudamericanos parten desde muy temprana edad al fútbol europeo, también se está convirtiendo en una constante durante los mercados de pases que futbolistas de jerarquía retornen a sus países, generalemente, a los clubes donde se formaron o de los...

Assim como é atualmente comum ver como os talentos da América do Sul começam de uma idade muito cedo ao futebol europeu, Também está se tornando uma constante durante os mercados de passes que os jogadores de futebol retornam para seus países, geralmente, para os clubes onde foram formados ou daqueles que são fãs.

Do recente retorno de Neymar a Santos do Brasil, às contratações de Ángel Mena e Felipe Caicedo para Orense SC e Barcelona SC no futebol equatoriano, respectivamente.

Várias equipes sul -americanas chegam a voltar a números que deixaram sua marca no futebol no exterior e em sua seleção.

Com o objetivo de hierarquizar uma força de trabalho que lhes permita lutar nacional e internacionalmente, os gerentes buscam esses nomes, que também influenciam a harmonia dos figurinos.

Este jornal fez uma compilação de 18 jogadores de futebol que voltaram para seus países depois de perlace no exterior por vários anos.

Equador

Felipe Caicedo (36): Depois de 19 anos no futebol no exterior, onde usava camisas de equipe como Manchester City, Levante, Málaga, Inter Milan e Lazio, Felipao Ele realizou seu sonho de vestir as cores do Barcelona SC, do qual ele é fã. Está avaliado em 100.000 euros.

Ángel Mena (37): Ele foi Tricampeón com a EMELEC em 2013, 2014 e 2015. Ele saiu em 2017 para o futebol mexicano e depois de assinar com Cruz Azul, León e Pachuca que retornou ao futebol equatoriano para ingressar no projeto Orense SC. Seu valor de mercado é 300.000 euros.

Xavier Areraga (30): O Seattle Sounders, da MLS, foi vendido em 2019, depois de ser campeão com o Barcelona SC em 2016 e semifinalista da Copa Libertadores em 2017. Em 2025, a Copa do Mundo com o Equador no Catar 2022 assinou novamente para os touros após seis anos nos Estados Unidos , onde ele também fazia parte da Revolução da Nova Inglaterra. A carta dele custa 1,5 milhão de euros.

Carlos Gruezo (29): 2013 foi seu último ano no futebol equatoriano. Ele foi campeão nacional com o Barcelona SC em 2012. Ele passou por clubes como Stuttgart e Ausburg da Bundesliga alemã, bem como para os terremotos do FC Dallas e San José da MLS. Em 2025, ele assinou contrato com a Liga de Quito. Tem um custo de 1,8 milhão de euros.

Jhegson Méndez (27): Em 2019, ele foi vendido ao Orlando FC da MLS, ele também tocou no Los Angeles FC nos Estados Unidos. Ele deu um passo no São Paulo do Brasil e Elche da Espanha antes de retornar a Independeste del Valle em 2025, um clube com o qual ele estreou em primeiro em 2015. Ele era uma Copa do Mundo com o Equador no Catar 2022. Sua carta tem um custo de custo de 1 milhão de euros.

Christian Noboa (39): Depois de estrear na EMELEC na temporada de 2004, ele foi vendido ao futebol da Rússia; Lá ele usava as camisas loiras de Kazan, Dinamo de Moscou, Zenit e Sochi entre 2007 e 2023. Em 2024, ele voltou para Bombillomas uma lesão no joelho o impediu de jogar desde então. Seu passe está avaliado em 100.000 euros.

Peru

Paolo Guerrero (41): O artilheiro histórico da seleção peruana, com 40 gols, retornou ao futebol de seu país em 2024, à Universidade César Vallejo, embora ele tenha partido rapidamente para Alianza Lima. Ele jogou em clubes como Cortikians, Avai, Inter de Porto Alegre e Flamengo no Brasil; Hamburgo e Bayern de Munique na Alemanha e em corridas da Argentina. Ele também usava a camisa da Liga Quito. Seu passe tem um valor de 75.000 euros.

Colômbia

Radamel Falcao (39): Um dos melhores atacantes da história da Colômbia retornou ao seu país em 2024 para assinar com milionários, uma foto da qual ele é fã, depois de um passo importante na Europa, onde vestiu camisas como Atlético de Madri, Chelsea, Manchester United, Mônaco , FC Porto, entre outros. Ele era uma Copa do Mundo com sua seleção no Catar 2022. Ele marcou 36 gols com a equipe nacional. É avaliado em 300.000 euros.

Juan Fernando Quintero (32): Depois de um passo importante pelo futebol argentino usando a camisa do rio, com o qual o campeão da Copa Libertadores 2018 foi coroado em uma final histórica contra o Boca Juniors e, ao correr, vencendo a Copa da América do Sul de 2024, ele retornou ao seu país para vestir as cores de América de Cali em 2025. Seu passe tem um custo de 2,5 milhões de euros.

Brasil

Neymar (33): O retorno do filho pródigo. Depois de 12 anos, ele retornou ao Santos FC depois de ser vendido ao FC Barcelona em 2013 e uma longa corrida no futebol de elite, onde também vestiu a camiseta de Paris Saint-Germain, um clube que o tornou o jogador mais caro da história depois de pagar Cerca de 222 milhões de dólares para o seu arquivo. Ele venceu ligas e óculos na Espanha e na França, ele também foi campeão da Liga dos Campeões em 2015. Seu valor atual é de 15 milhões de euros.

Philippe Coutinho (32): Ele voltou em 2024 ao Brasil para usar a camisa basca da Gama. Em sua passagem pela Europa, ele visitou as camisas T de Liverpool e Aston Villa na Inglaterra. O FC Barcelona pagou 180 milhões de euros por ele em 2018. Ele foi campeão da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique em 2020. Seis milhões de euros são seu valor de mercado.

Thiago Silva (40): Em 2008, ele jogou a final dos Libertadores da Copa que Fluminense perdeu para a Liga de Quito no Maracaná. Depois disso, ele foi vendido para o AC Milan e também passou por Paris Saint-Germain (PSG) e Chelsea, onde foi campeão da Liga dos Campeões em 2021. Em 2024, ele retornou ao Fluminense. Tem um valor de mercado de 800.000 euros.

Argentina

Lucas Martínez Quarta (28): Ele estreou em 2016 na primeira placa do rio sob a direção técnica de Marcelo Gallardo. Em 2020, ele foi vendido para a Fiorentina da Itália. Em 2025, o próprio Gallardo solicitou seu retorno a Milionário. Custa 10 milhões de euros.

Marcos Acuña (33): Ele emergiu em Racing de Avellaneda, mas depois de um passo na Europa, no qual ele era um jogador esportivo de Lisboa e Sevilha, ele voltou ao seu país para jogar pelo River Plate. Ele foi campeão mundial no Catar 2022. Ele tem um valor aproximado de 3,5 milhões de euros.

Gonzalo Montiel (28): O autor da prisão com que a Argentina levantou a Copa do Mundo do Catar 2022. Copa Libertador 2018 Campeão do River Plate, retornou ao clube de seus amores em 2025 depois de estar em Sevilha e Nottingham Forest. Seu passe tem um custo atual de 5 milhões de euros.

Chili

Mauricio Isla (36): Em 2024, ele retornou ao seu país para assinar o Colo Colo depois de passar por clubes como a Juventus da Itália, Marselha da França, flamengo do Brasil e Queens Park Rangers da Inglaterra. Seu passe tem um valor atual de 300.000.

Arturo Vidal (37): Depois de uma longa carreira em que ele jogou pelo Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, FC Barcelona, ​​Inter Milan, Flamengo e Atlético Paranaense, ele retornou ao Colo Colo em 2024. Ele ganhou títulos na Alemanha, Itália e Espanha, ele também foi Campeão da Copa Libertadores 2022 e Bicampeón da Copa América com o Chile (2015-2016). É avaliado em 300.000 euros.

Paraguai

Roque Santa Cruz (43): O jogador de futebol mais longo da lista. Seu retorno ao futebol paraguai não foi recente, mas não é surpreendente que, aos 43 anos, ele continue marcando gols como em seus melhores momentos em clubes como Bayern Munique, Manchester City, Real Betis e Cruz Azul. Ele treinou em Olimpia, mas hoje é um jogador da liberdade. É avaliado em 250.000 euros.

Fonte: Transfermarkt (D)

Veja também

minnesota-united,-cerca-de-fichar-a-james-rodriguez

Minnesota United próximo de anunciar James Rodríguez como novo reforço

Minnesota United está em negociações avançadas para garantir a contratação de James Rodríguez, um dos camisas 10 mais talentosos do futebol mundial. O que isso significa para a equipe e para a liga? Prepare-se para acompanhar uma possível transformação na MLS com a chegada do craque colombiano

minnesota-united,-cerca-de-fichar-a-james-rodriguez

Minnesota United próximo de anunciar James Rodríguez como novo reforço

Minnesota United está em negociações avançadas para garantir a contratação de James Rodríguez, um dos camisas 10 mais talentosos do futebol mundial. O que isso significa para a equipe e para a liga? Prepare-se para acompanhar uma possível transformação na MLS com a chegada do craque colombiano