O Whitecaps de Vancouver Eles venceram neste domingo por 3 a 0 Los Angeles FC (LAFC) e forçou o terceiro jogo desta série da primeira rodada do ‘playoff’ do MLS. Nesta eliminatória à melhor de três, o LAFC marcou primeiro (2-1), mas o Vancouver reagiu este domingo (3-0), pelo que com o 1-1 a série será decidida na próxima sexta-feira, num jogo a disputar em Los Angeles ( EUA). Ryan Gauld e dois gols contra de Ryan Hollingshead e do colombiano Eddie Segura deram a vitória aos canadenses.
Campeão da MLS Cup em 2022 e vice-campeão em 2023, o LAFC terminou a temporada regular deste ano na primeira posição do Oeste, enquanto o Vancouver Whitecaps terminou em oitavo após passar pelo wild card, onde destruiu o Portland Timbers por 5 a 0. O vencedor desta eliminatória enfrentará o Seattle Sounders (quarto) nas semifinais do Oeste, que derrotou o Houston Dynamo (quinto) por 2 a 0 em sua série.
Do outro lado da tabela da mesma conferência, o LA Galaxy (segundo) também se livrou rapidamente do 2 a 0 do Colorado Rapids (sétimo) e enfrentará o Minnesota United (sexto), que venceu também dois jogos em uma linha para eliminar o Real Salt Lake (terceiro) por 2-0.
No Leste só há uma equipe com passagem para as semifinais da conferência: o surpreendente New York Red Bulls (sétimo), que mandou de férias o Columbus Crew de Juan Camilo ‘Cucho’ Hernández (segundo) por 2 a 0, atual campeão da Copa MLS e Copa das Ligas. Além disso, o Inter Miami de Lionel Messi (primeiro) terá que disputar uma terceira partida contra o Atlanta United (oitavo), já que sua série está empatada em 1 a 1. A mesma situação com 1 a 1 enfrenta Orlando City (quarto) e Charlotte (quinto) e, do outro lado, Cincinnati (terceiro) e New York City (sexto).