Ele Inter Miami de Lionel Messi caiu neste sábado na primeira rodada do ‘playoff’ do MLS contra Atlanta Unitedque somou a segunda vitória na série de três jogos ao vencer fora de casa por 2 a 3 e eliminar os rosa. O Inter Miami foi o melhor time da temporada regular e quebrou o recorde de pontos da MLS (74), mas neste sábado sofreu um duro golpe ao cair para o Atlanta United que terminou na nona colocação do Leste com 40 pontos e chegou ao playoffs como oitavo através do ‘wild card’.
Messi e companhia, favoritos à conquista da MLS Cup, fecharam com uma derrota retumbante a temporada de 2024, na qual conquistaram o título do MLS Supporters’ Shield. Além dessa eliminação na primeira fase, o time de Gerardo Martino caiu este ano nas quartas de final da Copa dos Campeões da Concacaf contra o Monterrey e perdeu nas oitavas de final da Copa das Ligas para o Columbus Crew. Porém, a FIFA, devido ao seu bom desempenho na temporada regular da MLS, concedeu-lhe o convite que o país-sede (EUA) tinha para a Copa do Mundo de Clubes ampliada de 2025.
Os de rosa venceram o primeiro jogo desta série por 2 a 1, mas perderam por 1 a 2 no segundo. Esta noite eles tinham tudo a seu favor em seu estádio, mas o Atlanta United selou uma atuação inesquecível com o goleiro Brad Guzan como herói e com dinamite nos contra-ataques para explorar as deficiências do Inter Miami. O Atlanta United enfrentará o Orlando City (quarto) nas semifinais do Leste. Do outro lado da tabela, se enfrentarão New York City (sexto) e New York Red Bulls (sétimo).
Suárez ficou sem ver a porta
EFE Sem Sergio Busquets titular por golpe (entrou aos 78 já com 2 a 3), o Inter Miami assumiu o papel que lhe correspondia desde o início: posses longas, controle da partida e assédio a um adversário totalmente abrigado atrás. Porém, a equipe visitante deixou claro muito rapidamente que seria muito perigosa nos contra-ataques e aos 14 minutos Thiaré mandou para a trave.
Apenas três minutos depois daquele susto, o Inter Miami saiu na frente no placar. Messi recebeu na cobrança de pênalti e cometeu um erro, que não costuma cometer, mas depois da enorme defesa de Guzan a bola sobrou para o paraguaio Matías Rojas, que não perdoou.
O roteiro estava sendo cumprido e o Inter Miami estava com o empate no caminho certo, mas o Atlanta United revolucionou o jogo com dois golpes praticamente seguidos. Aos 19 minutos, Jamal Thiaré aproveitou os imensos espaços atrás da defesa da casa e bateu Drake Callender com o pé direito no ângulo superior. Apenas dois minutos depois, o Atlanta United partiu para o contra-ataque, Alexey Miranchuk assistiu Thiaré e os senegaleses fizeram o 1-2.
Brad Guzan, o herói do Atlanta United e do jogo
EFE Esses dois gols deixaram o Inter Miami em estado de choque, mas como um leão ferido, o time de Messi lançou um cerco total por terra, mar e ar ao gol de Atlanta. O paraguaio Diego Gómez fez o gol do empate, mas o gol foi anulado por impedimento. Não foi a única oportunidade para um Inter Miami com múltiplas vias de ataque, mas sem precisão: Messi não acertou a marcação após excelente combinação com Suárez, o uruguaio não marcou com um chute acrobático, o argentino David Martínez fez o seu com um cabeçalho… .
E na maioria das fotos da frustração do Miami apareceu Guzan, cheio de energia e com diversas paradas extraordinárias antes do intervalo. O vestiário não esfriou porque o goleiro, após o recomeço, fez uma defesa impressionante na linha do gol após cabeceamento de Jordi Alba. O Inter Miami deu sinais de frustração, mas o de sempre veio em socorro: Messi. Os 10 selaram uma cabeçada aos 65 minutos após cruzamento do compatriota Marcelo Weigandt e os locais começaram a sair do labirinto.
Mas as armadilhas não acabaram. Aos 76 minutos e depois de uma jogada que teve tudo, Bartosz Slisz subiu ao segundo poste para marcar o terceiro golo do Atlanta de cabeça, enquanto Tomás Avilés, do Inter Miami, estava no chão com problemas físicos. A partir daí foi uma vontade e não posso contra o relógio contra o Inter Miami enquanto o Atlanta United recorreu a uma ação épica (Noah Cobb defendeu uma bola na linha do gol) para fechar uma vitória histórica.
FICHA TÉCNICA
2 – InterMiami: Drake Callender; Marcelo Weigandt, Tomás Avilés (Sergio Busquets, m.78), David Martínez, Jordi Alba; Benjamin Cremaschi (Leo Campana, m.59), Federico Redondo; Matías Rojas (Robert Taylor, m.83), Lionel Messi, Luis Suárez e Diego Gómez.
Técnico: Gerardo Martino.
3 – Atlanta United: Brad Guzan; Ronald Hernández, Derrick Williams (Xande Silva, m.77), Luis Abram; Saba Lobjanidze, Bartosz Slisz, Dax McCarty (Ajani Fortune, m.60), Tristan Muyumba (Stian Gregersen, m.60), Pedro Amador; Jamal Thiaré (Daniel Ríos, m.77) e Alexey Miranchuk (Noah Cobb, m.91).
Treinador: Rob Valentino.
Metas: 1-1, Thiaré (m. 19); 1-2, Thiaré (m. 21); 2-2, Messi (m. 65); 2-3, Slisz (m. 76)
Árbitro: Lukasz Szpala. Ele advertiu Redondo e Busquets no Inter Miami e Amador no Atlanta United.
Incidentes: Terceiro e último jogo da primeira rodada dos playoffs da MLS disputado no Chase Stadium em Fort Lauderdale (Flórida)