Confusão marca visita de Messi à Índia
A passagem de Lionel Messi pela começou em meio ao tumulto neste sábado, quando torcedores, frustrados com a breve aparição do craque argentino no estádio Salt Lake, quebraram assentos e os lançaram ao campo, conforme relatado pela agência de notícias ANI. Messi está no país como parte de sua turnê, que inclui concertos, clínicas de futebol juvenil, um torneio de pádel e ações filantrópicas em Calcuta, Hyderabad, Bombaim e Nova Délhi.
Momentos de tensão no estádio
De acordo com relatos da mídia local, o vencedor da Copa do Mundo de 2022 fez uma rápida circulação pelo campo do estádio, saudações aos fãs, mas acabou se retirando apenas 20 minutos após sua chegada, cercado por uma multidão animada. Um vídeo registrado pela ANI mostra os torcedores revoltados arremessando assentos danificados e outros objetos no gramado e na pista de atletismo. Uma série de indivíduos conseguiu pular a barreira que cercava o campo e iniciar a chuva de arremessos.
Descontentamento entre os fãs
“Só haviam VIPs e celebridades perto de Messi… Por que nos chamaram então? Pagamos 12 mil rúpias (aproximadamente 113 euros) e não conseguimos nem vê-lo”, manifestou a indignação de um torcedor à ANI.
Consequências do incidente
Como resultado do tumulto, a polícia indiana prendeu o organizador principal da visita de Messi em Calcuta. Além disso, um compromisso escrito foi solicitado para garantir reembolsos aos milhares de fãs que se sentiram prejudicados pelo evento desorganizado. As autoridades tomaram essa medida após receber uma queixa formal relacionada aos distúrbios ocorridos no Salt Lake Stadium, onde a multidão lançou objetos em descontentamento pela rápida saída do ícone do futebol.
Resposta das autoridades
A primeira-ministra do estado de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, expressou suas desculpas a Messi e anunciou a realização de uma investigação sobre o ocorrido. “Estou profundamente consternada e chocada com a má gestão observada no estádio de Salt Lake hoje”, afirmou Banerjee em uma publicação em X, enquanto se dirigia ao evento quando a confusão teve início.
Histórico de ídolos no país
Messi não é o primeiro grande nome do futebol a pisar em solo indiano. Diego Maradona também esteve em Calcuta em duas ocasiões e, em 2017, inaugurou uma estátua sua segurando a Copa do Mundo, diante de milhares de admiradores. Em 2011, Messi participou de uma partida amistosa no mesmo estádio de Salt Lake, onde a Argentina venceu a Venezuela por 1 a 0. Neste sábado, ele virtualmente inaugurou uma imponente estátua de 21 metros em sua homenagem na cidade.




