No dia 16 de janeiro de 2016, há exatamente uma década, dois jogadores de futebol foram destaque na capa do Mundo Deportivo. Robert Fernández, na época responsável pelas contratações no Barcelona, buscava reforços para fortalecer a defesa do clube, especificamente um zagueiro e um lateral esquerdo.
Naquela ocasião, o jornal apontava Adrián Marín, jovem defensor do Villarreal, como uma opção viável para o time catalão. Fernández foi ao Estádio da Cerâmica para observar de perto o desempenho de Marín e também do zagueiro do Athletic, Aymeric Laporte.
O promissor defensor murciano já se destacava no elenco principal do Villarreal, depois de uma trajetória notável nas categorias de base em 2013-2014. Conforme reportou Oriol Domènech, Marín estava em ascensão: “O lateral esquerdo se consolidou e Marcelino confia plenamente nele, evidenciado em suas recentes atuações após a lesão de Jaume Costa. Adrián Marín se sobressai pela sua habilidade defensiva e força física”.
Entretanto, a história não se concretizou conforme as expectativas. O Villarreal decidiu emprestar Marín ao Leganés, um recém-promovido para a Primeira Divisão, para que o jogador ganhasse minutos e experiência. No entanto, sua passagem pela equipe madrilenha não foi como esperado, fazendo com que ele retornasse e, na janela de transferências de verão de 2018, fosse vendido ao Alavés.
A experiência em Vitoria também não foi bem-sucedida, levando o Granada a contratá-lo no mercado de inverno subsequentemente.
No verão de 2023, Marín iniciou uma nova etapa em sua carreira, desta vez em Portugal. Passou pelo Famalicão (emprestado), Gil Vicente (transferido) e, finalmente, pelo Braga, atuando em diferentes temporadas na Primeira Liga portuguesa.
Recentemente, Adrián Marín passa a representar o Orlando City na MLS. A trajetória deste jogador, que já foi alvo de interesse do Barcelona, nos leva a refletir sobre como perante diversas oportunidades em clubes espanhóis, ele encontrou seu espaço e potencial para brilhar em Portugal antes de alcançar a liga norte-americana.





