2025: O Ano de Despedidas no Futebol
O ano de 2025 marcaria um ponto crucial nas aposentadorias de grandes ícones do futebol mundial.
Entre as despedidas, destacaram-se Sergio Busquets e Jordi Alba, que se retiraram após conquistar o título com o Inter Miami, time que atualmente é liderado pelo renomado Lionel Messi.
Embora o astro argentino ainda não tenha feito uma pausa oficial em sua carreira, milhões de fãs estiveram atentos ao seu último jogo com a seleção, realizado em setembro. O emocionante duelo contra a Venezuela no Estádio Monumental, em Buenos Aires, tornou-se ainda mais significativo após suas declarações: “Por idade, não creio que jogarei outra Copa do Mundo, o mais lógico é que não esteja”.
Um mês após a aposentadoria de Messi, outro craque sul-americano, Paolo Guerrero, revelou que 2026 seria o seu ano de encerramento no futebol:
“Peru precisa de caras novas, jogadores jovens. A população pede novas escolhas, então vamos dar a eles essa chance”, afirmou Guerrero em janeiro, após a última partida contra a seleção argentina de Messi. Pouco imaginavam eles que se reencontrariam um ano depois, mas agora no cenário dos clubes.
Duelo de Goleadores
De 2007, durante a Copa América, até as Eliminações para o Mundial de 2024, Messi enfrentou a seleção peruana em dez ocasiões, sendo que dos cinco confrontos mais significativos, Guerrero esteve em campo.
Nos jogos das Eliminações Mundiais de 2012, 2023 e 2024, além do embate pelo torneio continental em 2024, ambos os capitães se cumprimentaram com respeito, mas buscaram a vitória a todo custo. Contudo, em sua trajetória, Messi jamais conheceu a derrota diante da Blanquirroja, somando 7 vitórias e 3 empates. Ele também marcou dois gols nas Eliminatórias de 2023 e anotou o único gol na partida Argentina vs. Peru em 2024.
Enquanto isso, Paolo Guerrero não conseguiu marcar em sua trajetória contra as seleções de Messi… porém, na pré-temporada de seu último torneio, conseguiu balançar a rede duas vezes contra o time do ’10’.
Última Chance
“Este é meu ano de despedida”, foi a declaração de Guerrero ao iniciar a pré-temporada. Com o desejo de conquistar um título no Campeonato Peruano ainda em mente, ele retornou ao Alianza Lima cheio de esperança, determinado a sair como campeão.
Diversas entrevistas refletiram suas aspirações: viver cada jogo intensamente e ajudar o time de Guede a recuperar a garra nas competições.
As promessas de Guerrero começaram a se concretizar no último sábado, dia 24, quando o Blanquiazul venceu o time de Lionel Messi por 3-0. Guerrero foi a estrela da partida, marcando dois dos três gols.
O futebol, com sua essência cruel e poética, muitas vezes une despedidas que pareciam distantes uma da outra.
Conexões Finais
Apesar de Messi e Guerrero nunca terem jogado juntos ou pertencido à mesma geração, o destino os uniu no crepúsculo de suas carreiras. Embora não tenha sido com a Blanquirroja ou em uma partida oficial, o reencontro aconteceu nas vésperas de seus últimos momentos no futebol profissional.
Deixe sua opinião. Comente nos artigos e assine gratuitamente nossa newsletter e as notificações no App ou pelo canal de WhatsApp. Quer licenciar conteúdo? Clique aqui.





