O Governo do Peru confirmou a segurança necessária para que o Inter Miami, liderado pelo ícone argentino Lionel Messi, e a Universidad de Chile se enfrentem no dia 24 de janeiro. Os jogos servirão como apresentação das equipes para a temporada de 2026, e ocorrerão contra o Alianza Lima e o Universitário de Deportes, respectivamente, os dois clubes mais populares do país.
As autorizações para as chamadas ‘Noite Crema’ e ‘Noite Blanquiazul’ em Lima foram decididas após a governança ter informado, na semana anterior, que tais eventos não poderiam ocorrer devido a questões de segurança. Contudo, a mudança de perspectiva aconteceu após uma reunião no Palácio de Governo entre o presidente José Jeri, as autoridades de segurança e os representantes do Universitário, Franco Velasco, e do Alianza, Fernando Cabada.
“Tomamos a melhor decisão, a Polícia Nacional do Peru está plenamente preparada para gerenciar os dois eventos esportivos”, afirmou Velasco aos jornalistas, destacando o caráter colaborativo da reunião.
O dirigente do tricampeão do futebol peruano enfatizou que houve “uma excelente disposição por parte do presidente, do ministro do Interior e das demais autoridades para garantir a segurança”. Cabada também assegurou que ambos os jogos serão realizados com a colaboração mútua necessária para implementar as melhores medidas de segurança possíveis.
“O aprecio pela realização desta reunião foi evidente, e a disposição para resolver as pendências foi notável. Foi uma conversa amigável, com o senhor presidente liderando as discussões”, completou.
A Universidad de Chile terá seu duelo marcado para as 20h30 (01h30 GMT do dia seguinte) no Estádio Monumental, localizado no distrito de Ate, que foi palco da final da Copa Libertadores deste ano, vencida pelo Flamengo. Por outro lado, o Alianza Lima receberá o Inter Miami a partir das 20h (GMT-5) no Estádio Alejandro Villanueva, na La Victoria, prometendo um grande espetáculo para os amantes do futebol peruano.





