Para Lionel Messi, a final da Copa MLS deste sábado marca não apenas um encerramento, mas possivelmente um novo começo. O Inter Miami enfrentará Thomas Müller e os Vancouver Whitecaps em busca do campeonato da Major League Soccer, uma estreia para ambos os clubes na disputa por um título de tão grande importância. “Estamos cientes de que será um jogo extremamente desafiador… será uma final especial”, afirmou Messi em declarações divulgadas pelo clube.
Este jogo também simboliza um marco decisivo, sendo a última partida na atual casa do Inter Miami, que se mudará para um novo estádio em construção nas proximidades do Aeroporto Internacional de Miami na próxima temporada. Além disso, é a despedida esperada de ícones como Jordi Alba e Sergio Busquets, que se aposentam, e possivelmente também Luis Suárez. “Sinto-me grato por minha trajetória, pelos clubes que represento e por tudo que aprendi e desfrutei. Terminar a carreira em uma final é uma bênção”, comentou Alba em coletiva de imprensa. “Espero encerrar da melhor maneira possível e conquistar este troféu.”
O desenrolar do sábado também traz um elemento de curiosidade: se Vancouver vencer, Müller se tornará o primeiro atleta a conquistar tanto a Copa do Mundo quanto a Copa MLS. Por outro lado, se o Inter Miami sair vitorioso, Messi, Rodrigo De Paul e Busquets farão parte do primeiro trio a ser coroado campeão tanto no Mundial quanto na MLS. “Quatro campeões do mundo estarão em campo. Esse aspecto certamente adiciona uma nova dimensão à liga”, destacou Javier Mascherano.
Müller, que acumula mais de 30 títulos com o Bayern e a seleção alemã, foi questionado sobre a importância da Copa MLS para ele. “Neste momento, a considero a mais relevante, já que se trata da única final em que estamos focando. É iminente. Para mim, esta final é o mais importante da minha vida,” disse, sem esconder a emoção. O tom brincalhão seguiu quando ele acrescentou: “Boa frase, não?”, arrancando risadas.
Ambas as equipes almejam com fervor levantar este caneco. Para o Inter Miami, trata-se de provar que a chegada dos astros (Messi, Alba, Suárez e Busquets) valeu a pena. Já o Vancouver Whitecaps, que já superou o Miami duas vezes nesta temporada na Liga dos Campeões da CONCACAF, vê nesta final uma chance para conquistar um troféu significativo.
O meio-campista do Vancouver, Sebastian Berhalter, também se manifestou: “Estamos prontos para isso desde o início da temporada. A pressão faz parte do jogo. É uma honra participar e esperamos que nossos jogadores aproveitem a oportunidade. O fator casa ou fora não afeta tanto, principalmente considerando o favoritismo do Inter Miami jogando em seu estádio.”





