O Inter de Miami prestou homenagem a Sergio Busquets neste sábado, celebrando a carreira de quase 20 anos do meio-campista espanhol, que anunciou sua aposentadoria ao final da temporada. A cerimônia ocorreu no Chase Stadium em Fort Lauderdale, Flórida, logo após uma vitória convincente sobre o New England Revolution, com destaque para as três assistências de Lionel Messi e os dois gols de Jordi Alba e Tadeo Allende.
Após pendurar as chuteiras, Busquets pretende se lançar na carreira de treinador. “Talvez em um ano e meio eu comece a me preparar para o curso de treinador”, revelou após o jogo. Em relação a um possível retorno ao ‘clube da sua vida’, o jogador disse à EFE que, apesar de ser um entusiasta do Barcelona, não vê um vínculo ativo no futuro, mas continuará acompanhando todos os jogos.
No tributo pós-jogo, Jorge Mas, presidente e co-proprietário do clube, exaltou a “elegância, classe e dedicação” de Busquets ao Inter de Miami. O clube preparou um vídeo emocionante, repleto de mensagens de reconhecimento de grandes amigos e colegas, como Andrés Iniesta, Xavi Hernández, Carles Puyol, Pep Guardiola e Lionel Messi.
Ao lado de sua esposa, Elena Galera, e seus três filhos, Enzo, Levi e Romeo, Busquets afirmou que este é um “até logo” e está determinado a encerrar sua carreira de forma gloriosa, “participando dos playoffs e lutando pelo título”.
Aos 37 anos, o atleta de Badia del Vallès (Barcelona) é um exemplo de determinação e profissionalismo. Filho de Carles Busquets, antigo goleiro do Barcelona, ele herdou não apenas o amor pelo time, mas também a camisa 5, que foi usada por Carles Puyol.
Apesar do brilho de Messi na partida, a atenção estava voltada para Busquets, que é um dos jogadores com mais jogos pelo Barça, totalizando 722 aparições. Embora muitos o considerem subestimado em premiações, seu legado é inegável: três títulos da Liga dos Campeões, nove La Ligas, sete Copas do Rei, três Mundiais de Clubes e três Supercopas da Europa, além do Mundial de 2010 e a Eurocopa de 2012 com a seleção espanhola. Um currículo impressionante que rendeu aplausos de renomados treinadores como Guardiola, Luis Enrique e Del Bosque.
Busquets chegou ao Inter Miami em 2023, reunindo-se com Messi, Jordi Alba e Luis Suárez. O clube americano destacou em um comunicado que “desde sua chegada, ele foi fundamental para o crescimento do time, trazendo visão, liderança e qualidade ao meio-campo”. Em sua trajetória nos EUA, o jogador participou de mais de 100 jogos e foi essencial na conquista da Supporters’ Shield e da Leagues Cup.
Seu anúncio de aposentadoria gerou uma onda de tributos nas redes sociais, com mensagens de colegas como Sergio Ramos, que elogiou Busquets como um exemplo de excelência e humildade. Ramos afirmou: “Busi, você é a definição de como ser excepcional sem perder a essência de uma boa pessoa”. Iniesta também expressou seu carinho: “Que privilégio ter compartilhado tantos anos com você. Você é um dos maiores da história do futebol”.
Xabi Alonso, amigo de longa data da seleção, destacou: “Busi sempre foi um grande companheiro, fundamental para a equipe. Sua inteligência nas decisões e capacidade de antecipação são excepcionais”. O FC Barcelona também se uniu aos agradecimentos, declarando: “O clube da sua vida. Lenda do nosso clube. Obrigado pelo seu futebol, Sergio!”.
Descrito por muitos como um jogador discreto e humilde, Busquets deixará os gramados ao final desta temporada com a mesma sobriedade que o caracterizou ao longo da carreira: sem ostentação, mas com a admiração unânime de todos que compreendem a essência do jogo. Seu legado perdurará, e como disse Vicente del Bosque, “se eu fosse jogador, gostaria de ser como Busquets”.




